top of page
Livros usados
Um pouco mais sobre os tipos de terapias 
Psicoterapia Online
Atendimento Online

O atendimento terapêutico online é uma ferramenta reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia, que possibilita encontros entre paciente e psicólogo em qualquer lugar, desde que o profissional psicólogo esteja em território nacional obedecendo os critérios éticos e de resolução que envolvem as regulamentações vigentes no país (Brasil), já o paciente pode estar localizado em qualquer lugar do mundo onde haja acesso à internet, este atendimento pode ocorrer de forma assíncrona ou síncrona.

 

Esse formato de atuação dos profissionais psicólogos, nunca se fez tão necessário como agora, já que a ansiedade, angustias, medos, inseguranças e até depressão tem sido os sintomas mais recorrentes em meio a esse caos provocado pelo vírus COVID-19. 

O espaço Ana Moreira Psicologia, se abriu para ajudar a abarcar as demandas desse novo cenário e está oferecendo atendimentos online para seus antigos e novos pacientes.

Conviver bem com seu “eu” interior, organizar os pensamentos, manter-se otimista, obter manejo nas relações e sentir prazer na companhia de si mesmo, por dias e dias, são alguns dos desafios para este momento tão delicado.

E é por estes e muitos outros desafios que convido você a viver a experiência de realizar um atendimento online. Invista em você e preserve sua saúde mental.

 

Quais são os benefícios?

  

Os benefícios do atendimento online são inúmeros, e em alguns casos esse é o único meio que muitas pessoas encontram para realizar atendimento terapêutico, isso porque muitas delas possuem questões de mobilidade (ex: idosos, deficientes), e outras com questões de acessibilidade por morarem distantes de centros que oferecem este tipo de serviço.

Mas as vantagens que essa modalidade proporciona, não se restringe apenas a esse público, o Conselho Federal de Psicologia aprova essa prática para qualquer pessoa que tenha interesse. Então se você precisa de atendimentos, mas não tem tempo de se deslocar até um consultório, ou não gostaria de gastar com transporte e/ou estacionamento, ou apenas deseja estar no conforto do seu lar por qualquer motivo que seja, saiba que você já possui ótimas razões para buscar esse formato de atendimento.

Esse método funciona?

Muitos são os questionamentos acerca dessa prática, apesar dessa modalidade de atendimento ser recente, ela vem sendo procurada por muitas pessoas por motivos diversos, e consequentemente o número de psicólogos que estão aderindo a esse método também vem crescendo para dar conta da grande demanda de solicitações.  

Outros países já compreendem a importância dessa prática há décadas, principalmente para abarcar necessidades de pessoas que vivem em regiões remotas, que não dispõe de recursos em saúde mental. Estudos feitos por pesquisadores como, Maria Adélia Pieta e Pedro Zancul Oliver, informam os efeitos positivos do tratamento psicológico online com bases em evidencias comprovadas. Países como Austrália, Estados Unidos e Reunido Unido apontam resultados promissores no tratamento terapêutico online, nas mais distintas abordagens teóricas e revelam não haver abalo na aliança terapêutica formada entre o paciente e o psicólogo.

Psicoterapia Adulto
Psicoterapia Adulto

Por intermédio de técnicas e procedimentos, reconhecidas enquanto ciência, o profissional psicólogo pode contribuir para o autoconhecimento do paciente a partir do encontro com seu "Eu" interior. 

 

O paciente

 

Costumo dizer que o processo terapêutico se inicia antes do primeiro encontro com o psicólogo, pois antes de mais nada, o paciente precisou entrar em contato com a consciência de suas “sombras” e se munir de destemor para olhá-las mais de perto.

O psicólogo

Já o psicoterapeuta em seu papel de "espelho" possibilita ao paciente ressignificar formas de ser e de agir, criando conexões entre o pensar sobre si e suas atuações, em outras palavras, viabiliza a explanação do seu mundo interior para o exterior e nesse caminho propicia encontros reveladores com seus sentimentos e as ações advindas deles.

O outro

Existem ainda aqueles que buscam o processo terapêutico acreditando que seus problemas estão projetados nos outros, ex: “ seu seria mais feliz se fulano me amasse, ou, e eu teria uma vida melhor se beltrano não fosse tão rígido, etc...”, o problema é que as pessoas procuram insistentemente a mudança do outro, através de imposições ou de diálogos que terminam em discussões, sem nenhum sucesso. A questão é que dessa forma ninguém é capaz de mudar o outro, mas podemos sim, mudar à nós mesmos, já que possuímos fortes potenciais para isso e é, a partir das nossas mudanças que o outro passa a rever formas de interagir conosco. Para te ajudar nisso o processo terapêutico é fundamental.

 

O investimento

O investimento na psicoterapia repercute em todos os âmbitos da vida, sejam eles trabalho, família ou relacionamentos amorosos. Abre novos caminhos, recomeços e novas possibilidades de atuações, em outras palavras, investir em sua saúde mental é investir em tudo ao seu redor, seja no plano presente ou futuro.  

Psicoterapia infantil
Psicoterapia infantil

Em minha abordagem de orientação psicanalítica, acredito ser imprescindível compreender o universo infantil antes mesmo da chegada dessa criança em seu seio familiar e com ela, a resposta emocional ao anúncio da gravidez, para facilitar essa compreensão a utilização da ficha de anamnese é indispensável, nela os pais ou responsáveis respondem questões que vão desde o desejo ou não da gravidez até os últimos acontecimentos apresentados pela criança. Essas informações servirão de base para o início do processo terapêutico.

Além disso, a participação e orientação dos pais ou responsáveis, no processo terapêutico como um todo é essencial, pois somente assim terão a real compreensão sobre as adversidades que seu filho enfrenta. Além da participação dos pais é de igual importância o contato com a instituição de ensino no qual o paciente está inserido, já que são muitas as crianças que passam longos períodos nestes espaços e geralmente manifestam neles impasses vividos em seu lar. Sendo assim, com o tripé terapia, família e educação, interligadas e cientes das demandas, condutas e intervenções que a criança necessita, garante mais consistência nas transformações e na qualidade de vida.

O processo terapêutico infantil possui diversas ferramentas lúdicas, como livros, bonecos, jogos, material pedagógico, entre outros, pois entende-se que é no brincar que a criança expressa e revela conteúdo do seu mundo interior e é no brincar que ela será capaz de elaborar suas angústias, perdas e traumas. 

 

Leia mais em Blog, clicando em Psicoterapia Infantil.

Psicoterapia adolescente
Psicoterapia adolescentes

“Cadê aqueles pais que me carregavam no ombro e apertavam minhas bochechas? Lembro que eu os olhava de baixo, agora que cresci, nossos olhos se encontram na mesma altura. Sinto necessidades de contestar o meu lugar ...” (SIC).

Essas são algumas falas de adolescentes na tentativa de reconhecerem seu lugar.

Entende-se que a fase da adolescência, segundo o psicanalista e escritor Contardo Calligaris, é um período de “moratória” onde o sujeito possui todas as condições para ser um adulto, porém é retalhado pelos pais, ao mesmo tempo em que se exige deles responsabilidades e comprometimentos, correspondentes a de um adulto. Apesar desta ser uma fase socialmente idealizada pelos adultos como sendo a mais feliz, a mais livre, a mais divertida, onde a moda aposta suas propagandas, para o jovem nem sempre é assim percebido.

Existe ainda o contexto da cultura contemporânea que remete cada vez mais os adolescentes no universo digital, o resultado disso é que muitas vezes culmina na falta de diálogo com quem está "próximo", os pais. A falta de diálogo por sua vez, pode ocasionar prejuízos ainda maiores, já que este é o momento em que o adolescente mais necessita de contorno e acolhimento. 

Esta falta de espaço e tempo para conversar com os adolescentes pode ter consequências catastróficas, e causar muitos estranhamentos por parte dos pais, por esta e muitas outras demandas a psicoterapia com adolescentes possibilita a construção de pontes entre estes dois universos tão distintos, possibilitando relações mais humanizadas e viabilizando a empatia, comunicação e transformação.

Psicoterapia no período Puerpério
Psicoterapia no período Puerpério

A psicoterapia proposta aqui não irá tratar apenas do período de adaptação da chegada do bebê, ou das dificuldades que envolvem esse período, como sono fracionado, os momentos de exaustão, ou os impasses da amamentação, mas também de um lugar completamente novo, que irá exigir dela contato com um processo de desconstrução e construção, com uma revisão do seu novo “eu”.

 

É como um novo estar no mundo, e é dentro desse cenário que se reformula uma nova identidade na vida. E dentro disso tudo ainda há de se respeitar as suas escolhas, entre se permitir ou não mergulhar nesse universo materno com devoção, desejo e sacrifícios. Serão estes sentimentos e desejos inatos ou fruto do senso comum em uma cultura idealista? 

 

E qual é esse novo lugar? Quais são as cobranças sociais conservadoras que envolvem esse lugar? Quais são as expectativas dessa mulher perante tudo isso? E sua disponibilidade emocional está sendo ouvida?

São questões como essas que irão permear nossos saberes sobre esse universo tão complexo e ao mesmo tempo revelador. 

Psicoterapia Social
Psicologia social

As questões sociais que envolvem crianças e adolescentes sempre chamaram a minha atenção e curiosidade. Já na época em que me graduava em psicologia, meus interesses, estudos e pesquisas se voltaram para esse tema, e foi graças a essa paixão pela área social, que dediquei anos de trabalho em instituições de acolhimento com crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, todos em situação de vulnerabilidade social.

Os desafios foram diversos, entre eles reuniões com os equipamentos socioassistenciais das regiões de moradia dessas famílias, palestras com as comunidades carentes, cursos profissionalizantes com as adolescentes grávidas, entre outros.

O objetivo desse espaço é dividir informações e trabalhos realizados no meio social com bases em vivências .

 

Visite Blog e leia mais a respeito. 

Ana Moreira

Psicóloga 

CRP 06/110904

mae foto vers 2 0.2.jpeg

Ser psicólogo é se importar com causas sem julgamentos, é envolver amor em tudo  que faz em prol do bem estar do outro...

Contato

Ana Moreira

    Regiões: Lapa e Chácara Klabin

                        São Paulo - SP

                     Tel: (11) 98291-6127

  • whatsapp-icon-png-clip-art
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Copyright © 2023 Todos os direitos reservados

Ana Moreira Psicologia - Desenvolvido por Ana Moreira

bottom of page